Seu produto é desejável, factível e viável?
Vou descrever duas situações possíveis. Em cada situação, você deve imaginar as etapas que passaria desde a intenção de compra até o fechamento de um negócio, quando pode usar um produto ou serviço ofertado no mercado.
Para…
Como validar as personas com insights reveladores?
Você identificou a sua persona, realizou as entrevistas empáticas, validou as dores e ganhos e sabe perfeitamente o que ele quer que seja feito para alcançar o resultado desejado?
Mas será que é isso mesmo o que temos que oferecer a…
A real jornada do consumidor
Em algum momento da sua trajetória na empresa em que trabalha, você já se passou como cliente das soluções que ela oferece, desde a descoberta da necessidade de um produto ou serviço até o seu consumo e pós venda? Você conhece a jornada…
Market fit: o ajuste perfeito da solução no mercado
Porque uma startup, quando surge e lança um produto no mercado, não possui CNPJ? Para testar sua solução com os seus primeiros clientes o que importa não é a empresa nesse momento?
Como é possível validar um produto ou serviço…
Validação de hipóteses em campo
Quantas entrevistas precisamos fazer para chegar num resultado satisfatório para o nosso negócio? Por quais hipóteses eu começo?
Pelo cliente, pelo problema ou pela minha ideia de solução? Ou tem uma ferramenta que pode facilitar…
Sprints: o que são e como podemos defini-las?
Imagine aquele momento em que você e o seu time despejam todo o potencial para realizar a melhor entrega possível dentro de um período em um projeto. Apresento-lhes as Sprints!
No artigo de hoje, vamos falar sobre o conceito…
Como ouvir aquilo que você não espera dos clientes?
Já parou para pensar porque não foram as grandes operadoras e programadoras de conteúdo de TV a cabo que, mesmo sendo líderes nesse setor por muito tempo, chegaram para nós, clientes, há uns 5 anos e falaram: por esse valor, você pode…
Como realizar reuniões diárias nos projetos?
No artigo de hoje, vamos entender como realizar as reuniões diárias para condução dos projetos, como definir sua estrutura, organizar a participação do time e quais os objetivos que devem ser alcançados por meio dessa ação.
Como…
Job to be done: você vende o que seu cliente quer?
Job to be done, ou trabalho a ser feito. O que é e qual a importância dessa frase para entender como é possível gerar valor para o cliente atendendo às suas necessidades e desejos reais?
Nesse artigo, você aprenderá porque muitas…
Reuniões de revisão e retrospectiva da sprint
Segundo William Deming: "O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado". E, nesse sentido de medir e entender os resultados, ao final de um ciclo de entregas de uma Sprint devemos separar um tempo para duas reuniões ou cerimônias…
OKR: como medir o que realmente importa?
Quando temos objetivos a cumprir, geralmente nos esforçamos para que todos os resultados saiam conforme o planejado. No entanto, durante o percurso é muito fácil sermos direcionados a perder o foco por não darmos uma cadência, clareza…
Persona: o que é, como identificar e validar?
Você sabe quem é a sua persona?
Se você trabalha numa empresa que vende certificado digital, daqueles obrigatórios para conseguir emitir uma nota fiscal nos serviços da prefeitura ou assinar uma certidão online, e precisa captar clientes…