O sumário executivo é o resumo do seu plano de negócios, o documento que de maneira direta e clara fala para seu público-alvo, seja o mercado que está interessado em sua solução, instituições financeiras, potenciais sócios ou um grupo de investidores. O sumário é uma ferramenta que pode captar interesse ao seu projeto e sendo assim, precisa ser simples e conciso, com foco e linguagem adequada para os destinatários.
Não existe um padrão ou um modelo pré-determinado para esse documento. Mas recomenda-se que de modo geral, sejam apresentadas informações como: proposta de valor, o problema que será resolvido, a estratégia de acesso ao mercado e dentre outros destaques, qual a oportunidade de investimento que o projeto oferece.
Além desses dados, é importante destacar também sua equipe, os empreendedores com seus respectivos históricos, suas atribuições no projeto e suas habilidades para que o negócio proposto se realize.
Comunicação clara e efetiva
Na estrutura básica da comunicação, existe um emissor, um meio para comunicação e um receptor. Entre os dois extremos é codificada uma mensagem que tem por objetivo levar uma informação até o outro lado. Assim, o empreendedor deve calibrar e entender como codificar sua mensagem para comunicar seu negócio para seu público, seja para buscar um sócio investidor, uma instituição financeira ou seus clientes de acordo com seu mercado alvo.
Nesse sentido, essa comunicação deve ser clara e objetiva, mostrando a estrutura e os diferenciais de seu negócio conforme o perfil para o qual está se dirigindo. Ao se comunicar com um grupo de investidores, por exemplo, deve-se utilizar o foco deste grupo, fazer o exercício empático de entender como eles se sentem e pensam para tomar decisões, para que dessa forma a mensagem transmitida pelo seu sumário executivo seja recebida de acordo com sua visão dos investidores, fazendo que eles entendam de fato, sua proposta de valor e sua capacidade de entrega do plano representado no sumário.
Destacando os pontos relevantes do seu relatório
Para que seu sumário seja direto ao ponto, ele deve comunicar os principais destaques do seu plano de negócio ou do seu projeto. Sem rodeios, deve ficar bem claro no sumário executivo a proposta de valor do produto/serviço para o mercado e qual é esse mercado pretendido, definindo o propósito, o poque do negócio.
Após deixar claro o porquê do negócio, deve-se destacar os principais pontos de como serão realizados os objetivos pretendidos. Mostrando principalmente a estratégia de acesso ao mercado com a vantagem competitiva ou a inovação que se pretende alcançar com seu projeto.
Por fim, o que se espera da pessoa, empresa ou grupo para qual dirige-se sua comunicação? Gostaria de buscar um sócio? Conquistar um grupo de investidores e um financiamento para seu projeto? Deixe claro para a pessoa que recebe seu sumário executivo, qual é sua necessidade para levar o negócio adiante e onde essa pessoa ou empresa poderá atuar.
Estruturando seu sumário executivo
O sumário executivo oferece as informações iniciais que podem ser detalhadas por outros relatórios ou ferramentas complementares. Entenda os principais elementos do sumário:
· Introdução: Apresente o contexto geral do que se trata o seu negócio, apresentando sua proposta de valor, o problema a ser resolvido, seu seguimento de mercado e o seu cliente ideal.
· Problema: Descreve a dor do seu cliente ideal e mostre a dificuldade que ele tem de resolvê-la com as soluções atualmente disponíveis. Apresente a jornada do seu cliente, mostrando os piores problemas e como hoje ele contorna essa situação.
· Solução: Apresente sua solução para aliviar as dores e gerar os ganhos esperados para o seu cliente ideal. Deixe claro em sua solução qual é a inovação proposta, seja em tecnologia, modelo de negócio ou em ambos.
· Mercado alvo: Identifique o tamanho do mercado atual em valores financeiros, demonstrando a abrangência do produto/serviço e qual o setor da economia será beneficiado por sua solução.
· Concorrência: Apresente as principais empresas que atuam em seu mercado e como eles aliviam as dores do seu cliente. Faça um paralelo do que a concorrência entrega e o seu projeto entregará ao público-alvo.
· Vantagem competitiva: Quais são seus destaques e o que justifica sua presença no mercado? Mostre aqui porque será difícil aos concorrentes fazer o que seu projeto faz.
· Estratégia de go to marketing:Como será realizado o acesso ao mercado? Apresente o plano validado de como conquistar os clientes e atingir os objetivos propostos.
· Modelo de geração de valor: Apresente como o negócio será viabilizado, como será sustentado com o alcance das receitas necessárias e o custeamento de todas as despesas envolvidas.
· Equipe: Apresente os membros do seu time, os empreendedores com suas atribuições e seus principais hard e soft skills necessários para que o projeto aconteça.
· Oportunidade de investimento: Apresente qual sua necessidade para viabilizar seu projeto. O que você precisa como recursos financeiros, recursos humanos, infraestrutura e tempo necessário para realização.
Conclusão
De forma estruturada e apresentando os principais destaques direcionados ao seu público-alvo, o sumário executivo é uma poderosa ferramenta para demonstrar de forma concisa e direta todo o seu plano de negócios. Dessa forma, pode ser decisivo para ajudar na captação dos recursos necessários para viabilizar o projeto apresentado.
Sócio-diretor da Mundo de Projetos e co-fundador da Meliva.
Professor de pós-graduação em agilidade e projetos.
Mestre em inovação corporativa.
Coordenador de MBAs IPOG
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