Indicadores globais de projetos são números que existem para medir qualquer tipo de projeto. Eles podem ser utilizados para avaliar como os projetos estão, tanto individualmente, quanto em conjunto.
Vamos entender neste artigo como definir e utilizar indicadores para medir projetos de diferentes naturezas e aplicações.
Indicadores globais de projetos
Quando se trabalha com projeto inevitavelmente precisamos medir como está o andamento. Esse resultado pode ser obtido através dos indicadores, mas como saber definir números que possam medir diferentes projetos com a mesma metodologia numérica?
Essa resposta será dada ao longo deste artigo. Além das respostas, outras ideias e percepções serão obtidas através de exemplos que podem ser aplicados em qualquer cenário onde se deseja analisar numericamente os projetos.
Por definição do Project Management Institue – PMI, que é um dos maiores institutos de gerenciamento de projetos do mundo, projeto é um esforço temporário empreendido para gerar produtos, serviços ou resultados. A natureza temporária nos leva a conclusão de que os projetos possuem um cronograma que os delimitaram na linha do tempo.
Essa delimitação se dará através do cronograma que, consequentemente levará às medições de prazo no projeto.
Assim como o cronograma, os recursos financeiros de um projeto são finitos, o que também leva a uma necessidade de medir quanto se previu gastar e quanto realmente está sendo gasto no decorrer do projeto.
Não se limitando a esses dois indicadores, prazo e custo, outros podem ser considerados para medir qualquer tipo de projeto. Isso faz com que esse tipo de indicador se torne global, pois todos os projetos podem fazer uso deles para planejamento e acompanhamento durante todo o ciclo de vida.
Indicadores globais Portfólio
Portfólio é o conjunto de projetos que uma empresa possui e irão ajudar a atingir os objetivos estratégicos.
Uma empresa precisa saber onde está e para onde está indo. Esse direcionamento pode ser obtido através da análise dos indicadores de portfólio.
Esses indicadores são definidos de acordo com a estratégia da empresa. Usualmente eles são a compilação dos demais números gerados em níveis táticos e operacionais.
O planejamento estratégico, ato de as empresas definirem suas metas para horizontes que podem variar de um, dois, três, cinco ou mais anos, oferece direcionamento de onde a empresa quer chegar e quais são os números que dirão que elas estão no caminho correto. Esses números são os indicadores de portfólio.
Podemos ver um exemplo de indicadores de portfólio na figura 1.
No exemplo da figura 1 temos todos os projetos de uma organização, aqui representada de forma fictícia, com efeito de exemplificação.
Nos portfólios temos um total de doze projetos, sendo que destes, oito estão no prazo, representando 66%. Isso já fornece uma informação que a maioria dos projetos está dentro do prazo estipulado no planejamento.
Continuando com a análise, dois projetos estão atrasados, representando 16% do total. Esse número pode ser pequeno, mas caso esses fossem os projetos prioritários, mesmo sendo pequeno, poderia gerar um alerta.
Assim como os projetos em atrasos, outros dois estão em alerta, indicando que há uma tendência de atraso. Isso pode acender um alerta, pois caso essa tendência se concretize a empresa sairia de 16% de projetos atrasados para 32%.
Assim como cronograma, essa análise poderia ser analisada para custos, projetos por área, tipo e outros elementos.
Essa simples análise pode fornecer informações que ajudariam nos planejamentos dos próximos projetos, uma vez que, analisadas as causas, poderia gerar o seguinte questionamento: estamos planejando correto e executando errado ou não estamos planejando corretamente?
Indicadores globais de projetos
Como podemos analisar nos indicadores de portfólio, todos os projetos foram agrupados através da análise dos indicadores de cronograma e custo.
Para que seja possível a análise do portfólio, uma análise de projeto a projeto precisa ser construída, pois não há portfólio de projetos sem projeto.
A construção de indicadores globais de projeto deve olhar para a necessidade estratégica da organização, para que eles façam sentido e estejam ligados e possam formar os indicadores de portfólio.
Vejam uma exemplificação de indicadores de projetos:
Na 2 podemos ver um exemplo de indicadores de projeto mostrando que ele está 49% concluído. Ainda analisando o percentual concluído, poderia ainda medir o percentual que deveria estar. Essa necessidade pode variar de cenário para cenário.
Com sequência de análise, o painel nos traz o percentual de conclusão de cada entrega do projeto, o que pode fornecer a informação de qual o status atual do projeto e quanto ainda falta até o seu término.
Para compor esse painel, outros números poderiam ser inseridos, como o custo previsto versus o realizado, quantidade de entrega prevista versus a quantidade de entrega realizada, dentre outros.
Como estamos falando de indicadores globais, precisamos entender que, qualquer número inserido neste painel deve ser capaz de se adequar a qualquer tipo de projeto. Caso a resposta seja negativa, então estamos falando de indicadores DO projeto, assunto de outro artigo.
Importante pensar que nem só de custo e cronograma vivem os projetos.
Imagine que você crie um projeto de captação de mil novos clientes dentro de doze meses. O projeto pode estar no custo e prazo planejados, mas se não estiver captando cliente, serão apenas indicadores de vaidade.
Medir custo e cronograma é de fundamental relevância, mas um olhar para os indicadores DO projeto especificamente deve ser realizado.
Outra análise interessante é a definição de limites para se fazer uma solicitação de mudança quanto o cronograma e custo desviarem significativamente do planejado. Será um total de dias e valores, percentual etc.?
Com análise final, se todos os projetos estiverem totalmente alinhados, uma compilação dessas informações no nível estratégico será mais fácil e trará mais benefícios às organizações e pessoas que precisarem desses dados.
Conclusão
Vimos que alguns indicadores podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto, podendo ser definidos como indicadores globais de projetos.
Ainda podemos entender que os indicadores de portfólio são a junção dos demais indicadores de projetos. Para que essa junção seja possível é preciso existir uma padronização na criação desses números.
Agora que você viu os benefícios de ser ter indicadores que possam ser utilizados em qualquer tipo de projeto, que tal compartilhar suas ideias e medir aquilo que realmente importa e faz sentido?
Forte abraço e até a próxima.
Sócio-diretor na Mundo de Projetos e co-founder na Meliva
Professor de pós-graduação em agilidade e projetos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!