A definição de indicadores que indiquem que seu projeto está ou não no caminho certo pode ser a chave para o sucesso.
Muitos números podem ser utilizados para medir como anda o andamento de um projeto, mas o grande objetivo é descobrir aqueles que realmente consigam dar a real situação do progresso e que façam sentido.
Navegue por este artigo e descubra como definir números exclusivos para cada tipo de projeto e como separar os diversos tipos de indicadores.
Boa leitura e bons indicadores.
Introdução ao universo dos indicadores
Medir o resultado de alguma ideia, projeto, ou mesmo da operação é uma tarefa de extrema importância em qualquer cenário, mas o grande desafio é descobrir quais números representarão a situação em cada momento de uma jornada.
Quando falamos de indicadores, diversas são as possibilidades que temos para criar aleatoriamente painéis com gráficos lindos, mas que podem não fazer sentido algum.
Vejamos um exemplo simples: a imagem 1 mostra uma quantidade de pessoas participando de uma prova de corrida de rua.

Cada pessoa nesta imagem pode ter um objetivo diferente. Uma pessoa pode querer bater a meta de correr sua décima corrida no ano, enquanto a outra quer baixar o seu tempo em relação à última corrida.
Caso uma das pessoas queira ganhar a prova, seus objetivos e indicadores serão totalmente diferentes, pois o projeto dele é outro.
Fazendo uma analogia ao universo empresarial, cada pessoa na corrida teria seu projeto individual, com números exclusivos que façam sentido apenas para o objetivo para qual esta ideia foi concebida.
Níveis de indicadores
Com um olhar para o ambiente corporativo, os indicadores podem, e em alguns casos devem, ser definidos para atender diferentes níveis hierárquicos.
A imagem 2 nos dá uma ideia de como essa divisão hierárquica pode ocorrer quando há a necessidade dessa decomposição dos números.

Da esquerda para a direita temos:
- Indicadores DE projetos:
Os indicadores DE projetos são aqueles que podem ser utilizados por qualquer projeto, sem a necessidade da exclusividade. Quaisquer projetos podem ter uma medição de custo, que pode ser obtida através do Indicador de Desempenho de Custo – ICD.
Da mesma forma que podemos medir o custo, o prazo pode ser medido através do Índice de Desempenho de Prazo – IDP, que pode ser inerente a qualquer projeto.
Esses indicadores possuem a característica de serem globais, pois podem ser aplicados de forma generalizada.
- Indicadores de Portfólio
As empresas possuem suas missões, visões, valores, propósitos e outros itens ligados à estratégia organizacional. Para que se consiga enxergar se elas estão ou não atingindo seus objetivos estratégicos, uma das maneiras é ter os indicadores de portfólio, que medem a saúde de todos os projetos unificados.
Os indicadores de Portfólio servem para dar uma visão global da empresa e fornecer informações estratégica que serão de fundamental importância no processo de tomada de decisão. Geralmente não é a quantidade de números, mas sim a qualidade, pois as análises nesse nível devem ser enxutas e precisas.
- Indicadores DO projeto
Esse tipo de indicador é muito singular, pois cada projeto tem a sua idiossincrasia, particularidade, e apenas números específicos conseguirão medir os seus resultados. Cada projeto é único.
Caso um projeto esteja sendo desenvolvido para captar clientes, a quantidade de novos que entram todo mês é um importante número, mas que faz sentido apenas para este cenário.
Para entendermos melhor como é realizada a definição de indicadores DO projeto, objetivo principal deste artigo, vamos aprofundar em um cenário mais específico.
O que medir? Quantidade de processos mapeados e validados em um determinado período.
Objetivo: Medir o andamento do projeto em relação ao escopo definido
Como medir: definir a quantidade de processos a serem mapeados e confrontar com os que forem mapeados durante o projeto.
Como visualização dos indicadores teremos:

Na imagem podemos identificar que uma quantidade de processos mapeados por semana foi definido com a seguinte regra: de zero a um processo mapeado é ruim. De um a dois é atingimento de meta. Acima de dois existirá uma superação.

Medir apenas a quantidade de processos mapeados pode levar a um engano na percepção de qualidade, pois os critérios de sucesso podem não estar sendo atingido. Visando garantir essa qualidade, será medida a quantidade de processos validados ao final do mês.
Neste caso hipotético, como serão mapeados dois processos por semana, então, pelo menos, oito processos precisam ser validados dentro do padrão de qualidade.
Em uma validação, caso apenas quatro processos mapeados sejam validados, então teremos um padrão abaixo do esperado. De quatro a seis validações ainda estará abaixo da meta. Com oito ou mais processos validados há um atingimento do resultado esperado.
Qualquer valor acima de oito será considerado um ponto positivo.
Percebam que estes números só fazem sentido para um projeto de mapeamento de processo. Por isso, depende muito da singularidade do que se está querendo medir.
Ainda como análise, poderíamos ter uma visão de cronograma e custo deste projeto, medindo como está o desempenho, mas, mesmo se estes dois elementos estivessem dentro do esperado e a quantidade de mapeamento e validações fossem insatisfatórias, o projeto não estava no caminho certo.
Medir algo que não faz sentido para o projeto pode se transformar em indicadores de vaidade. Preenchem nosso ego, mas não fazem sentido para o negócio.
Exemplificação
Classificando o entendimento sobre os indicadores DO projeto, vejamos o exemplo de um projeto que irá mapear os processos em uma determinada organização.
Neste caso, apenas os indicadores que medirão os resultados dos processos mapeados e informação relativas ao mapeamento fazem sentido.
Conclusão
Podemos perceber que indicadores, quando bem definidos, podem nos trazer um ambiente de mais assertividade no processo de tomada de decisão. A quantidade aqui não é o mais importante, mas sim a qualidade do que se está medindo.
Um conjunto de números que consigam mostrar a real situação, tendências e outras informações relevantes podem fazer toda diferença. Para isso é preciso um trabalho de investigação para determinar quais números realmente mostrarão os critérios de sucesso.
Vimos ainda que indicadores DO projeto são números exclusivos para medir um tipo específico, podendo fazer todo sentido para um cenário e nenhum sentido para outros projetos que precisarão de seus próprios números.
Agora que você entendeu como definir números exclusivos para seu projeto, reflita e compartilhe seus entendimentos com mais pessoas.

Sócio-diretor na Mundo de Projetos e co-founder na Meliva
Professor de pós-graduação em agilidade e projetos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!