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Marsal Melo
Agilidade

PO e foco do cliente

   Tempo de leitura:  4 minutos

O produck owner, tradução livre: dono do produto ou simplesmente PO e o foco do cliente são os pilares de uma estratégia de produto bem-sucedida. Como PO, deve-se ter um profundo conhecimento do seu mercado e do seu público-alvo, para que possa criar produtos que atendam às suas necessidades. Além disso, é preciso ter um forte senso de foco para garantir que seus produtos sejam entregues no prazo e com a qualidade esperada.

Os clientes são o foco de todas as atividades de uma empresa e, portanto, os proprietários de produtos devem estar sempre atentos ao que os seus clientes desejam e precisam.

Ao criar um produto, o PO deve ter em mente o público-alvo ao qual o produto se destina e o que este público espera obter com o uso do produto. Isso significa que, antes de iniciar qualquer processo de criação de produto, é importante fazer uma pesquisa de mercado para identificar as necessidades dos potenciais clientes.

Uma vez que se tenha identificado o público-alvo, o proprietário do produto deve focar todas as suas energias em atender às expectativas dos clientes em relação ao produto. Isso significa criar um produto que atenda às necessidades identificadas pelos clientes, oferecendo-lhes um valor real e relevante.

Além disso, é importante manter um constante diálogo com os clientes, a fim de garantir que eles estejam sempre satisfeitos com o produto e que as suas necessidades estejam sendo atendidas.

Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse nos produtos e serviços que estão sendo oferecidos aos consumidores. Isto é devido ao fato de que as pessoas estão cada vez mais conscientes dos seus direitos e necessidades como consumidores e querem ter a certeza de que estão recebendo o melhor valor através de seu produto ou serviço adquirido.

Uma das maneiras pelas quais as empresas podem assegurar que estão oferecendo aos seus clientes o melhor valor possível é através da função de um PO dentro da empresa. Um Dono do Produto é uma pessoa que é responsável pelo sucesso do produto ou serviço em questão, desde o seu desenvolvimento até a sua entrega ao cliente.

A principal responsabilidade de um PO é garantir que o produto ou serviço atenda às necessidades e expectativas do cliente. Isto significa que o PO deve estar envolvido em todas as etapas do processo, desde o desenvolvimento do produto até a sua entrega. Além disso, o PO deve ter um bom conhecimento do mercado e da concorrência, a fim de garantir que o produto ou serviço seja o melhor possível.

Um PO bem-sucedido deve ser capaz de trabalhar em estreita colaboração com a equipe de desenvolvimento, a fim de garantir que todas as necessidades do cliente sejam atendidas. Além disso, o PO deve ter um bom senso de negócios e ser capaz de tomar decisões estratégicas que maximizem o valor do produto para o cliente.

Assim, o PO é o principal responsável pelo sucesso de um produto ou serviço e, portanto, deve estar envolvido em todas as etapas do processo, desde o seu desenvolvimento até a sua entrega. Além disso, o PO deve ter um forte conhecimento do mercado e do público-alvo ao qual o produto ou serviço se destina, a fim de garantir que eles atendam às necessidades dos clientes.

Marsal Melo
Marsal Melo

Sócio-diretor da Mundo de Projetos e co-fundador da Meliva.
Professor de pós-graduação em agilidade e projetos.
Mestre em inovação corporativa.
Coordenador de MBAs IPOG

2 de janeiro de 2023/0 Comentários/por Marsal Melo
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